quarta-feira, 11 de março de 2009

Cultura do Tibete em extinção









Notícia extraída do blog Opinião e Notícia
http://www.opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=22522&gid=twitter
que por sua vez extraiou do Wall Street Journal
http://online.wsj.com/article/SB123665636607880373.html?mod=djemTAR#
Enfim, vale a pena saber!!!

Cinquenta anos depois de ter fugido do Tibete, o Dalai Lama disse que a cultura, a religião e a identidade do seu povo estão perto da "extinção" sob o controle do governo chinês e pediu autonomia para os tibetanos.

As duras observações do Dalai Lama foram feitas em um discurso na cidade indiana de Dharmsala. O líder espiritual disse que o governo comunista da China submeteu o Tibete e sua população a "um enorme sofrimento" ao longo das últimas cinco décadas, transformando a região do Himalaia em um "inferno sobre a Terra".

Nesta terça-feira (10/03), forças de segurança da China foram enviadas para áreas de etnia tibetana a fim de evitar manifestações durante o 50º aniversário do fracassado levante tibetano contra Pequim.

No ano passado a data desencadeou protestos violentos, incluindo uma manifestação no dia 14 de março na capital do Tibete, Lhasa, quando 18 pessoas morreram em confrontos com a polícia, de acordo com o governo chinês. Mas ativistas tibetanos garantem que muito mais pessoas morreram.

Em nossa opinião a gradual destruição dessa cultura milenar é um crime contra a humanidade. Não contente com ocupar o país militarmente a China destruiu templos, perseguiu religiosos e mudou milhares de chineses para lá para incentivar o uso da língua chinesa.

Nenhum comentário: