O braço brasileiro da Sea Shepherd, ONG  internacional de defesa dos mares, lança nesta quarta-feira, dia 1º de  abril, sua campanha para proteção dos tubarões no país.  Denominada 'Campanha em Defesa dos Tubarões', tem como objetivo conscientizar a  população sobre a importância e fragilidade desses animais, além de punir  empresas que têm causado danos irreversíveis às populações de  tubarões no Brasil. Anualmente, mais de 100 milhões de tubarões são mortos, o  que já dizimou 90% da  população mundial desses peixes. No  Brasil, cerca de 43% das espécies estão  ameaçadas de extinção - nesse ritmo, muitas espécies estarão extintas em menos  de dez anos. 
A campanha é uma extensão dos esforços  internacionais da Sea Shepherd de proteger tubarões e combater a prática do  finning. "O finning está dizimando tubarões por todo mundo. O animal é  capturado e suas barbatanas são cortadas. O tubarão é jogado de volta ao  mar, sangrando e incapacitado de nadar, e tem uma morte  agonizante", explica  Daniel Vairo, diretor geral voluntário da ONG. O Brasil tem sido um grande  fornecedor de barbatanas para o mercado asiático, que tem o costume de  prepará-las em sopa como prova de status social. 
O engajamento da sociedade civil é uma grande parte  da campanha, que também pretende que restaurantes e outros estabelecimentos do  varejo não vendam produtos derivados de tubarão. A Sea Shepherd solicita que o  público promova o selo da campanha em estabelecimentos que freqüente, e que se  oponha contra aqueles que continuem servindo e vendendo seus derivados.  
Aderindo à causa, estão o fotógrafo de moda gaúcho  Jacques Dequeker e os atletas de kitesurfe Pedro 'Boca' Bueno e  Victor Adamo 'Pimpolho', além de Guilly Brandão, bi-campeão mundial na  modalidade. Jacques, que trabalhou com Gisele Bündchen e Shirley Mallmann, em  seu tempo vago sai em busca dos tubarões. "Mergulho e fotografo tubarões fazem  dois anos, são incríveis. Temos que nos dar conta que são animais importantes  para o equilíbrio do ecossistema, e merecem nossa proteção e esforço para  desfazer a imagem de assassinos", comenta o fotógrafo, que tem dois tubarões  tatuados em seu braço, como símbolo de seu respeito por esses animais.  
"Nós, do kite de Ilha Bela, estamos apoiando a campanha para mostrar que, mesmo como atletas que passam uma grande parte do tempo no mar, não sentimos medo desses animais, que são falsamente mostrados como vilões. Matar um tubarão não é fazer um bem, como nos fazem acreditar. Pelo contrário. Matar aos milhares, então, é fazer um estrago na natureza", diz Boca.
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