segunda-feira, 18 de maio de 2009

3ª edição da Festa da Biodiversidade

No dia 22 de Maio, acontece a 3ª edição da Festa da Biodiversidade, no Largo Glênio Peres, praça em frente ao Mercado Público, centro de Porto Alegre. A atividade celebra o Dia Internacional da Biodiversidade e conta com a participação de diversas entidades e grupos culturais e ambientais da cidade.
Como nos anos anteriores, o Ingá – Instituto gaúcho de Estudos Ambientais estará presente com uma banca, onde disponibilizará material e informação sobre as ações que vem desenvolvendo em seus 10 anos de história. Atualmente, os ingazeiros atuam principalmente na resistência ao projeto de construção da Usina Hidrelétrica Pai-Querê, no rio Pelotas, e na conservação da zonal sul da Capital gaúcha, que possui importantes remanescentes de áreas naturais da cidade.
Durante a semana do dia 22, o Ingá estará realizando o Ciclo de Vídeos Socioambientais na sua sede, localizada na Rua Fernando Machado, 464, sempre às 18hs. No dia 18, a temática será sobre Movimentos Sociais, e o grupo Utopia e Luta estará participando do debate. No dia 19, a temática será Alimentação com os filmes "O Mundo segundo a Monsanto" e "Tio Juca, Agricultura ecológica na zona sul de Porto Alegre", com a participação da FEAB e do Seu Juca.
Já no dia 20, a temática será as comunidades indígenas, com o filme recém-lançado "Perambulantes: A Vida do Povo de Acuab em Porto Alegre" e com a participação da roteirista e diretoras do filme, Giancarla Brunetto e Karine Emerich. O encerramento da mostra de vídeos se dará no dia 21, com a temática hidrelétricas e com o filme sobre a hidrelétrica de Belo Monte e o curta sobre a UHE de Pai Querê, estará presente o Grupo Mamangava e a coordenadora do Núcleo Amigos da Terra, Lucia Ortiz, no debate. Durante todo o Ciclo de Vídeos Socioambientais, estarão expostos painéis artísticos intitulados "Tributo ao Povo Charrua", de Adriana Xaplin.
A Festa da Biodiversidade inicia às 8h e se estende até às 19h, com uma grande diversidade de atrações, entre elas, a montagem da geodésica, a partir das 10h, distribuição e exposição de mudas e rádio poste. A oficina de poesia com Griloborges ocorre às 11h, a oficina de composteira, às 15h, oficina de capoeira com o grupo Guayammus, às 16h, intervenção cênica com o grupo de Ação Direta Levanta Favela, às 16h30, banda Urbanus In Natura, às 17h, e na seqüência, roda de capoeira e Maracatu Truvão.
Já no dia 23 está marcada a festa do Dia da Biodiversidade, no DCE da UFRGS, na rua João Pessoa, 41, a partir das 21hs. Na ocasião, as bandas Dionisios e Urbanus in Natura farão apresentações especiais.

Nenhum comentário: